A gestão de usuários é uma parte fundamental da integração de qualquer plataforma, a Nuvidio possui integração com a Azure Active Directory para gestão de seus usuários e realização de login SSO. Utilize sua infraestrutura para gerenciar seus atendentes e gestores, assim como liberar e bloquear acesso.

Para realização da integração é necessário entrar em contato conosco para configuração do seu ambiente. Essa documentação é destinada a geração das credenciais que deverão ser enviadas à Nuvidio para que possamos vincular a sua conta.


1 - Registro de aplicativo

Acesse o diretório que será integrado e clique em Registros de aplicativo e vá em + Novo Registro.

Crie um nome para o novo registro e selecione a opção que mais faça sentido para a utilização da sua organização, em caso de dúvida recomendamos Contas somente neste diretório organizacional. Na parte de URI de redirecionamento deve ser selecionada a opção de SPA (aplicativo de página única) e adicionar a URI https://atendimento.nuvidio.com/login/sso/callback/azure para o portal de atendimento e https://empresa.nuvidio.com/login/sso/callback/azure para o portal de gestão. Após tudo configurado basta salvar.

2 - Autenticação e Permissões

Após a criação, acesse os detalhes do aplicativo e vá em Autenticação e marque as duas opções Tokens de acesso e Tokens de ID e clique em Salvar.

Clique em Permissões de APIs e depois em + Adicionar uma permissão.

Clique em Microsoft Graph em seguida em Permissões delegadas e busque no campo de pesquisa por User. Read, Directory.Read.All e Group.Read.All. Marques as opções caso já não estejam selecionadas.

Após isso clique no botão ✓ Conceder consentimento do administrador para Diretório X.

3 - Adicionar permissões para provisionamento automático (opcional)

Caso seja necessário o provisionamento automático dos usuários é necessário adicionar algumas outras permissões para que a API Nuvidio consiga se conectar ao diretório. Para isso clique em Permissões de APIs e depois em + Adicionar uma permissão.

Clique em Microsoft Graph em seguida em Permissões de aplicativo e busque no campo de pesquisa por User.Read.All, Directory.Read.All e Group.Read.All. Marques as opções caso já não estejam selecionadas.

Após isso clique no botão ✓ Conceder consentimento do administrador para Diretório X.

4 - Criar grupos de gestão para provisionamento automático (opcional)


A Nuvidio utiliza grupos para gerenciar o acesso e provisionamento dos seus usuários a nossa plataforma, desta forma o acesso de cada usuário será limitado pelos grupos que eles fazem parte. A Nuvidio trabalha com alguns perfis de acesso hoje, são eles:

  1. Atendente
    • Perfil único de atendimento.
  2. Gestor
    1. Leitor
      • Possui somente a capacidade de leitura dos dados sem poder realizar operações de edição em qualquer nível.
    2. Auditor
      • Possui as mesmas capacidades do leitor mais a capacidade de download de gravações.
    3. Customizador
      • Possui todas as capacidades do auditor mais a capacidade de editar dados de atendentes e departamentos.
    4. Administrador
      • Possui todas as capacidades do customizador mais a capacidade de criar e excluir atendentes e departamentos.

Por conta desses níveis, precisamos dos seguintes grupos para identificar o tipo de usuário:

  1. Atendente
  2. Gestor

E os seguintes grupos para identificar o perfil do gestor:

  1. Leitor
  2. Auditor
  3. Customizador
  4. Administrador

Os ids dos grupos criados devem ser enviados para gerenciamento em nossa API.

A criação pode ser feita na aba de Grupos do diretório padrão clicando em Novo Grupo.

O tipo deve ser Segurança o nome pode ser no formato gerenciado pela empresa bem como a descrição. Ao final clique em Criar.

5 - Criar segredo de API para provisionamento automático (opcional)

Para provisionamento de forma automática precisamos de um segredo para autenticação da nossa API com o Azure AD. Para isso basta ir no aplicativo registrado e clicar em Certificados e segredos ir na aba de Segredos do cliente e em seguida clicar em + Novo segredo do cliente.

Na janela lateral que irá abrir deve ser adicionada uma descrição para identificação do segredo. No tempo de expiração da chave selecione o período que faz sentido para sua organização, mas lembrando que após o vencimento é necessário atualizar o segredo para seguir com o funcionamento normal da integração. Depois de realizada as configurações clique em Adicionar.

Após finalizar a criação copie o segredo gerado e armazene em local seguro. Lembrando que o segredo só fica visível uma única vez.

6 - O que deve ser enviado para a Nuvidio

As seguintes informações devem ser enviadas para a Nuvidio para configuração da integração:

  1. ID do Aplicativo (client): ID do aplicativo registrado. Pode ser encontrado na tela inicial do registro do aplicativo.

  2. ID do diretório (opcional - necessário para provisionamento): O id para o diretório onde foi criado o aplicativo registrado. Pode ser encontrado na tela inicial do diretório e fica marcado pelo nome ID do locatário.

  3. Segredo de API (opcional - necessário para provisionamento): O segredo gerado na Etapa 5 desse tutorial.

  4. IDs dos grupos criados (opcional - necessário para provisionamento): Os identificadores dos grupos criados na Etapa 4 junto com a especificação de qual categoria dos níveis de acesso da plataforma Nuvidio eles correspondem. Podem ser encontrados na tela inicial da aba de Grupos do diretório, na coluna Id de Objeto.